terça-feira, 6 de novembro de 2012


LEITURA UMA PORTA PARA O MUNDO

 

Nos dias de hoje, percebe-se o quanto o incentivo a leitura é importante, eu como muitos de nós estive em contato com a leitura através da leitura de contos de fada ou história infantil. Lembro que minha mãe me sentava sobre a mesa e enquanto realizava suas tarefas domésticas contava histórias para mim e eu ficava ENCANTADA, ao aprender a ler, li algumas biografias em enciclopédia na casa de colegas que possuíam coleções de livros em suas casas, lembro que li sobre Hitler e fiquei indignada com o nazismo, curiosa com tudo que conhecia nestes livros.

 Um fato que marcou muito a minha infância foi uma professora que eu tive na terceira série, fiz uma redação e ela foi mostrá-la para uma outra professora da escola, a professora pegou o meu texto olhou com desdém apontando os muitos erros ortográficos presentes no texto, minha professora olhou para ela e disse que era para ver a riqueza do texto e não os erros ortográficos, nunca esqueço o quanto me senti feliz e valorizada. Isso foi determinante em minha vida profissional, hoje ao ler os textos dos meus alunos, sempre os oriento em relação a correção dos erros ortográficos, mas procuro valorizar o que escrevem e incentivá-los a tentar e acreditar que são capazes. Sempre falo para meus alunos que através da leitura você pode viajar, sonhar, crescer, conhecer um mundo novo.

 

Gizélia Aparecida da Silva Martins

 

Um comentário:

  1. Gostei muito. Todo professor deveria ler e seguir a atitude de sua professora ao analisar seu texto. Assim formaremos leitores apaixonados.

    ResponderExcluir