sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MOMENTOS MÁGICOS

Meu primeiro contato com a leitura foi mágico, pois na escola que estudei havia  bons  profes-
sores e uma biblioteca maravilhosa, que encantava qualquer leitor. Nunca me esqueço dos mo-
mentos que passei lendo e sentindo o cheirinho gostoso dos livros velhos e novos.
O primeiro livro infantil que li, foi "Histórias da Carochinha", na qual  continha  a  história  de
Dª Baratinha que queria se casar, que guardo comigo até hoje,  tenho  muito  carrinho  por  ele,
pois faz parte da minha infância.
Através da leitura abrem-se as portas para a imaginação, tornando possível  a  realização  de 
sonhos inimagináveis, a descoberta de culturas diversificadas, o encantamento dos sentimentos
e a troca de saberes e experiências.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Depoimento sobre o início da leitura


A leitura me faz recordar da minha alfabetização e do primeiro contato com os livros. O processo de aquisição da leitura e da escrita inicia-se muito antes do que geralmente se imagina, quando a criança, mesmo sem frequentar a escola, começa a tomar contato com materiais escritos, em casa, na rua, ou em qualquer lugar onde se encontre. Desta forma que aconteceu comigo, pois antes de entrar na escola já tinha contato com livros infantis, onde o ambiente se dava de maneira estimuladora, como fonte de prazer e não apresentada de forma obrigatória.
     A família são os primeiros incentivadores, promovendo a aproximação com a linguagem desde o momento em que brincam usando histórias, músicas, brinquedos lúdicos, folheiam revistas. E como minha mãe era professora, me ensinava em casa, assim quando entrei na escola, já sabia meu nome, o alfabeto e gostava de ouvir historinhas.
        Meu primeiro ano na escola, na 1º série, o fato mais marcante e prazerosa era o trabalho de confecções de livros infantis, tanto na escrita, como na leitura. Não fui alfabetizada com a cartilha, pois nesta série a professora utilizava de novos recursos, onde se propunha a dar aula de maneira diferente das demais professoras. Recordo-me do bingo de palavras, dos livros infantis, os agrupamentos na sala de aula, lembranças que guardo até hoje, pelo prazer de aprender e pela admiração à professora, na qual se propôs a inovação em sua prática pedagógica.